Apresentação e processo de planejamento

 

Diferentemente de outros programas de pós-graduação, o planejamento estratégico para a gestão da Coordenação do PPG-RENORBIO na UFRPE para o biênio 2021-2023, considera sua participação efetiva na rede RENORBIO e integração com todas as nucleadoras do programa.  A proposta aqui apresentada também considerou o plano de desenvolvimento institucional (PDI) da UFRPE e uma atuação em conjunto com docentes e discentes de forma estratégica e inclusiva. Portanto, está claro no PDI da UFRPE atenção a Lei de Inovação Tecnológica (Lei 13.243, 11/01/2016) e apoiar aos PPGs que tem como missão promover, dentre outros, “atividades científicas e tecnológicas como estratégicas para o desenvolvimento econômico e social” (vide Legislação, Art. 2o). Tal missão, desempenhada por coordenações específicas de inovação e transferência de tecnologia na UFRPE, espelha a formação dos profissionais em Biotecnologia da RENORBIO.

  

1.3.1 Diagnóstico situacional

 

         O planejamento estratégico desta gestão considerou, inicialmente, o diagnóstico do funcionamento da rede RENORBIO ao fim do quadriênio 2013-2016, produzido pela comissão de avaliação da CAPES, em particular, os quatro itens a seguir, avaliados com conceito Bom ou Fraco, a saber:

 

“Distribuição das atividades de pesquisa e de formação entre os docentes do

Programa”.

Conceito - BOM

 

“Qualidade das Teses e Dissertações e da produção de discentes autores da pós-graduação e da graduação (no caso de IES com curso de graduação na área) na produção científica do programa, aferida por publicações e outros indicadores pertinentes à área.”  

Conceito - BOM

 

“Produção técnica, patentes e outras produções consideradas relevantes.”

Conceito - BOM

 

“Inserção Social”

Conceito - FRACO

 

A comissão da CAPES ainda recomendou que “O programa precisa urgentemente corrigir as distorções relacionadas a uma parte do corpo docente, especificamente em relação àqueles que não orientaram ao longo do quadriênio, ou que tiveram um número de orientandos elevado, sem que isso se refletisse em boa produtividade.”

 

Cabe ressaltar que todos os demais itens sobre a rede RENORBIO foram avaliados como “muito bom”.

A seguir, consideramos neste planejamento estratégico uma análise do ambiente interno e externo, que será detalhado em 1.3.3. Assim, um olhar sobre a importância institucional e inserção na sociedade da rede RENORBIO foi analisada.  O resultado deste trabalho, levou à consolidação dos objetivos estratégicos e planos de ação para o biênio 2021-2023 e metas para o futuro, acompanhado de processo constante de monitoramento e auto-avaliação.

 

1.3.2 Identidade do Programa de Pós-Graduação

                                  

A primeira etapa deste planejamento estratégico envolveu uma proposta de identidade organizacional do PPG-RENORBIO/UFRPE, por meio da identificação da missão, visão e valores que deveriam ser de toda a rede RENORBIO. A metodologia consistiu na avaliação de conceitos, definições e exemplos observados em outros PPGs da UFRPE e orientações da Pró-Reitoria de Planejamento desta instituição. Estas  reflexões foram consolidadas e são apresentadas abaixo.   

 

1.3.2.1 Missão do PPG-RENORBIO

 

A Missão Organizacional é definida como uma “descrição sucinta sobre a razão da existência da organização”. Assim, o PPG-RENORBIO definiu sua missão, tendo em vista também “quem” são os beneficiários da organização e “como” se pretende atuar. Considerando que tal missão deve ser atemporal e gerar estabilidade organizacional, foi definido:

 

MISSÃO DO PPG-RENORBIO

Formar pesquisadores e profissionais empreendedores de excelência em Biotecnologia aptos a produzir inovação no ensino, pesquisa e indústria.

 

1.3.2.2 Visão do PPG-RENORBIO

 

A visão organizacional do PPG-RENORBIO reflete a visão de “futuro” da rede e é fundamental para alcançar objetivos e metas previstas, pois reflete “qual” situação futura é almejada pela organização. Assim, diferentemente da “missão organizacional”, é concebida para ser realizada em período mais curto de tempo, mas definido.

Considerando também aspectos motivacionais e inspiradores ao corpo docente e discente da rede, mas ao mesmo tempo realista, foi estabelecido: 

 

VISÃO DO PPG-RENORBIO

Ser um Programa de Pós-Graduação de excelência em

Biotecnologia com inserção nacional e internacional

 

1.3.2.3 Valores do PPG-RENORBIO

 

         Os valores organizacionais representam os princípios que regem a conduta na rede RENORBIO. Assim, devem refletir as convicções que são compartilhadas por todos os docentes, discentes e técnicos da rede. Tais valores servem para ajustar o comportamento organizacional e podem, inclusive, já ser existentes em desenvolvimento nas instituições associadas ao RENORBIO. 

         Assim, foram estabelecidos como valores intrínsecos assumidos por aqueles que atuam na RENORBIO:

        

VALORES DO PPG-RENORBIO

Compromisso

Cooperação

Diversidade

Inclusão

Transparência

Ética

Interdisciplinaridade

Inovação

Sustentabilidade

        

1.3.3 Análise ambiental do PPG-RENORBIO

 

A análise ambiental visa mapear as condições do ambiente institucional e externo para, posteriormente, determinar se os objetivos estratégicos da rede refletem sua capacidade operacional. Tal análise ocorreu em diferentes momentos ao longo do quadriênio, considerando a revisão e acompanhamento da rede RENORBIO e as tomadas de decisão baseadas nas políticas de avaliação e funcionamento dos PPGs no Brasil. 

Um questionário com elementos estratégicos para o PPG-RENORBIO, aplicado aos docentes e discentes de todas as nucleadoras, resume o panorama das discussões realizadas ao longo do quadriênio e auxiliam a determinar o diagnóstico do ambiente interno e do ambiente externo, de forma a esclarecer quais são os pontos fortes, os pontos fracos e os desafios da rede. 

                      

1.3.3.1 Ambiente interno

 

Os eixos utilizados para avaliação do ambiente interno consideraram:

1) Infraestrutura: a) Salas de aula; b) Laboratórios; c) Materiais, equipamentos, móveis; d) Internet, computadores, software; e) Recursos orçamentários.

 

2) Programa: a) Áreas de concentração/linhas de pesquisa; b) Estrutura curricular; c) Grupos de pesquisa; d) Inovação; d) Impacto econômico e social; e) Avaliação da Capes do o PPG; f) Inserção regional.

 

3) Planejamento estratégico: a) Gestão do planejamento estratégico; b) Gestão do processo de auto-avaliação; c) Gestão da comunicação interna; d) Gestão da comunicação externa; e) Gestão do regimento interno; f) Gestão do serviço de secretaria. 

 

4) Produção científica: a) Produção científica docente; b) Produção científica discente; c)

Produção de Teses; d) Alinhamento produção acadêmica/proposta do PPG.

 

5) Corpo docente: a) Quantidade de docentes: a) Qualificação de docentes; b)

Comprometimento, disponibilidade e participação dos docentes; c) Qualidade da orientação de discentes; d) Qualidade das metodologias de ensino; e) Qualidade do relacionamento interpessoal com docentes.

 

6) Corpo discente e egressos: a) Quantidade de discentes; b) Qualidade do corpo discente; c) Comprometimento, disponibilidade e participação do corpo discente; d) Acompanhamento de egressos; e) Inserção no mercado de trabalho; f) Processo seletivo.

 

7) Internacionalização:  a) Quantidade de publicações em periódicos internacionais; b)  

Quantidade de parcerias internacionais; c) Intercâmbio de docentes PPG-RENORBIO em instituições no exterior; d) Intercâmbio de docentes estrangeiros em instituições da RENORBIO; e) Intercâmbio de discentes do PPG-RENORBIO em instituições no exterior; f) Intercâmbio de discentes estrangeiros em instituições da RENORBIO; g)

Disciplinas ministradas em língua estrangeira. 

 

Para cada questão levantada, foram ofertadas três opções de resposta: a) representa um ponto forte na minha instituição/nucleadora (Pfo); b) representa um ponto fraco na minha instituição/nucleadora (Pfr); c) neutro (N). Os percentuais de respostas segundo docentes (n=114) e discentes (n=201) da rede RENORBIO são apresentados.

 

Os dez pontos avaliados como “mais fortes” (maior percentual relativo de escolha), independentemente do eixo de avaliação, segundo docentes da rede RENORBIO são apresentados abaixo: 

 

Qualificação dos docentes: 94,7%

Produção científica de docentes: 86,4%

Áreas de concentração/linhas de pesquisa: 80,5%

Grupos de pesquisa: 77,7%

Estrutura curricular: 75%

Produção de Teses: 75,2%

Inserção regional do PPG-RENORBIO: 73,2%

Alinhamento entre produção acadêmica e a proposta do PPG-RENORBIO: 71,8%

Qualidade da orientação de discentes: 70,5%

Inovação" no PPG-RENORBIO: 69%

 

Os dez pontos avaliados como “mais fortes” (maior percentual relativo de escolha), independentemente do eixo de avaliação, segundo discentes da rede RENORBIO são apresentados abaixo:

 

Processo seletivo: 91,5%

Qualificação dos docentes: 90,5%

Áreas de concentração/linhas de pesquisa: 85,6%

Produção científica de docentes: 84,1%

Produção de Teses: 82,5%

Grupos de pesquisa: 81,0%

Orientação de discentes: 80,1%

Alinhamento entre produção acadêmica e a proposta do PPG-RENORBIO: 79,1%

Inserção Regional:78,5%

Inovação no PPG-RENORBIO: 75,8%

 

Os dez pontos avaliados como “mais fracos” (maior percentual relativo de escolha), independentemente do eixo de avaliação, segundo docentes da rede RENORBIO são apresentados abaixo:

 

Recursos orçamentários para infraestrutura: 61,9%          

Disciplinas ministradas em língua estrangeira: 60,7%

Intercâmbio de discentes estrangeiros em instituições da RENORBIO: 51,3%

Intercâmbio de discentes do PPG-RENORBIO em instituições no exterior: 42,9%

Intercâmbio de docentes estrangeiros em instituições da RENORBIO: 41,1%

Intercâmbio de docentes PPG-RENORBIO em instituições no exterior: 36,3% 

Gestão do serviço de secretaria: 26,8%

Infraestrutura de internet, computadores e software: 26,5%

Acompanhamento de egressos: 25,4%

Gestão da comunicação externa: 24,1%

 

Os dez pontos avaliados como “mais fracos” (maior percentual relativo de escolha), independentemente do eixo de avaliação, segundo discentes da rede RENORBIO são apresentados abaixo:

 

Recursos orçamentários para infraestrutura: 39%

Infraestrutura de internet, computadores e software: 30,8% 

Intercâmbio de docentes estrangeiros em instituições da RENORBIO: 29%

Intercâmbio de discentes estrangeiros em instituições da RENORBIO: 27,9%

Disciplinas ministradas em língua estrangeira: 27,5%

Intercâmbio de discentes do PPG-RENORBIO em instituições no exterior: 26,4% 

Inserção no mercado de trabalho dos egressos: 26,4%

Gestão da comunicação interna: 24,1% 

Infraestrutura de materiais, equipamentos gerais e móveis disponível: 25,4%

Quantidade de parcerias internacionais: 23,5%

 

Comentários sobre o ambiente interno:

Os aspectos que influenciam mais diretamente sobre a produção acadêmica foram bem avaliados por docentes e discentes. Há uma percepção geral de que a rede RENORBIO, apesar da quantidade de recursos humanos envolvidos em seu funcionamento, possui corpo docente qualificado que tem se preocupado com a qualidade do ensino e pesquisa desenvolvidos pelos discentes. Contudo, como será discutido na seção de auto-avaliação, várias diretrizes de acompanhamento do rendimento acadêmico de docentes e discentes foram implantadas no período. 

As principais fragilidades detectadas no ambiente interno se relacionaram a necessidade de maior orçamento para infraestrutura, que repercute também na melhoria dos processos de inclusão digital. De maneira geral, há percepção que maior esforço deveria ser dado à internacionalização no PPG-RENORBIO, assim como um melhor acompanhamento dos egressos, com vistas a uma melhor clareza sobre seu posicionamento no mercado de trabalho.  

Considerando as políticas de contratação/renovação de docentes, as instituições nucleadoras públicas obedecem ao disposto em lei e dependem da autorização de concursos públicos pelo governo Federal ou Estadual, enquanto que as unidades privadas possuem critérios próprios de seleção e renovação do quadro docente. Contudo, os PDIs de todas as instituições incentivam a contratação de professores visitantes nacionais e internacionais experientes, de forma a apoiar a presença de profissionais de alto nível nos PPGs auxiliando, portanto, na formação de estudantes e no aumento da excelência da produção acadêmica.

Ações específicas para contratação de professores visitantes foram realizadas nesse quadriênio, repercutindo também na presença de pesquisadores na RENORBIO em conjunto com docentes da rede. Por exemplo, em 2017, a UFBA lançou edital para a contratação de 70 professores visitantes, pela primeira vez na história da universidade, com alto impacto na pós-graduação. Na UFC, o pesquisador visitante Roberto Fernadez Lafuente do Instituto de Catálise e Petroquímica e Conselho Superior de Investigação Cientifica (ICP-CSIC/Madri) participou ativamente, de disciplinas da RENORBIO.

Outros exemplos da presença de Professores visitantes estrangeiros em unidades da RENORBIO são fornecidos quando tratamos de “Internacionalização” neste relatório.

Cabe ressaltar que, apesar da descontinuidade nas políticas de contratação de docentes/pesquisadores em instituições estaduais e federais brasileiras, diversos Doutores (as) formados pela RENORBIO já foram contratados por concurso público e, inclusive, vários já atuam como professores/pesquisadores em diferentes PPGs do Brasil. O Coordenador da nucleadora da RENORBIO na UFPI, Prof. Daniel Dias Rufino Arcanjo, por exemplo, é egresso da rede. Exemplos de sucesso nesse sentido são dados abaixo:

 

- Prof. Henrique Fonseca Goulart, PPG-Proteção de Plantas/UFAL;

- Profa. Alane Cabral de Oliveira, PPG-Nutrição/UFAL;

- Profa. Bruna Aparecida Machado (bolsista PQ2/CNPq), PPG-Cimatec/UFBA;

- Prof. Francisco Humberto Xavier Júnior, PPG-UNP;

- Profa. Aline Cavalcante de Queiroz, PPG-Ciências da Saúde/UFAL;

- Profa. Illia Naddine Dantas Florentino Lima, PPG-Ciências da Reabilitação/FACISA

- Prof. Francisco Canindé de Sousa, PPG-Farmácia/UFRN

- Profa. Solange de Araújo Melo, PPG-Recursos Aquáticos e Pesca/UEMA

- Profa. Nancylene Pinto Chaves, PPG-Recursos Aquáticos e Pesca/UEMA

 

Outros exemplos de profissionais contratados por instituições privadas e IFEs associadas da RENORBIO podem ser encontrados na seção de “egressos” do presente relatório. Assim, a RENORBIO tem contribuído de forma efetiva para a renovação dos quadros de pesquisadores em instituições de ensino e pesquisa com profissionais de alto nível acadêmico e formação na área de Biotecnologia.

Os PDIs de cada nucleadora também contemplam a infraestrutura de pesquisa disponível a RENORBIO de forma indireta, por meio de obras de expansão que incluem laboratórios multiusuários e bibliotecas, mas também diretamente, por meio da participação dos docentes da rede em projetos institucionais submetidos ao FINEP. Por exemplo, A UFRPE aprovou R$1.577,361 junto ao MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA, em 2011, cujo recurso foi recentemente utilizado para construção do NUBIOTEC (Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia), um centro de pesquisa com vários laboratórios multiusuários dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de processos e produtos de interesse biotecnológico, a ser inaugurado em 2021. Apesar disso, a carência de recursos orçamentários é uma realidade principalmente nas instituições da região Nordeste do país.

 Uma descrição detalhada da infraestrutura disponível na RENORBIO é apresentada mais adiante neste relatório.

 

1.3.3.2 Ambiente externo

 

Os eixos utilizados para avaliação do ambiente externo consideraram:

1) Ambiente político: a) Conjuntura política nacional; b) Conjuntura política regional; c)

Conjuntura política na sua instituição; d) Atuação da CAPES e MEC; e) Atuação do CNPq e órgãos de fomento à pesquisa locais; f) Parcerias com órgãos externos.

 

2) Ambiente Econômico e Social: a) Conjuntura econômica nacional; b) Mercado de trabalho para egressos; c) Quantidade de bolsas de estudo ou auxílio financeiro; d)

Pandemia Covid-19, em relação ao PPG-RENORBIO; e) Valorização da carreira acadêmica e a ciência pela sociedade.

 

3) Ambiente Técnico e Tecnológico: a) Disponibilidade de novas tecnologias; b) Concorrência do PPG-RENORBIO com PPGs de áreas correlatas; c) Demanda externa por novos processos/produtos; d) Ensino à distância.

 

Para cada questão levantada, foram ofertadas três opções de resposta: a) representa oportunidade (Op); b) representa ameça (Am); Neutro (N). Os percentuais de respostas, por eixo de avaliação, segundo docentes (n=114) e discentes (n=201) da rede RENORBIO são apresentados.

 

Os cinco pontos avaliados como “oportunidade” (maior percentual relativo de escolha), independentemente do eixo de avaliação, segundo docentes da rede RENORBIO são apresentados abaixo:

Disponibilidade de novas tecnologias: 92,9%

Demanda externa por novos processos/produtos: 91,2%

Parcerias com órgãos externos: 73,2%

Concorrência do PPG-RENORBIO com PPGs de áreas correlatas: 63,7%

Valorização da carreira acadêmica e a ciência pela sociedade: 63,1%

 

Os cinco pontos avaliados como “oportunidade” (maior percentual relativo de escolha), independentemente do eixo de avaliação, segundo discentes da rede RENORBIO são apresentados abaixo:

Disponibilidade de novas tecnologias: 94%

Demanda externa por novos processos/produtos: 92,5%

Parcerias com órgãos externos: 84,1% 

Atuação do CNPq e órgãos de fomento à pesquisa locais: 73,6% 

Valorização da carreira acadêmica e a ciência pela sociedade: 72,5%

 

Os cinco pontos avaliados como “ameaça” (maior percentual relativo de escolha), independentemente do eixo de avaliação, segundo docentes da rede RENORBIO são apresentados abaixo:

Conjuntura econômica nacional: 68,8%

Pandemia Covid-19, em relação ao PPG-RENORBIO: 68,5%

Quantidade de bolsas de estudo ou auxílio financeiro: 60,7%

Conjuntura política nacional: 67,9%

Atuação da CAPES e MEC: 39,3% 

 

Os cinco pontos avaliados como “ameaça” (maior percentual relativo de escolha), independentemente do eixo de avaliação, segundo discentes da rede RENORBIO são apresentados abaixo:

Pandemia Covid-19, em relação ao PPG-RENORBIO: 74,1%

Conjuntura política nacional: 68,7%

Conjuntura econômica nacional: 62,2% 

Quantidade de bolsas de estudo ou auxílio financeiro: 36,7%

Mercado de trabalho para egressos do PPG-RENORBIO: 25,9%

 

Comentários sobre o ambiente externo:

Os aspectos avaliados como oportunidades aos docentes e discentes da rede deixou claro os interesses comuns por abraçar novas tecnologias, gerar produtos e processos, em parceria com o setor produtivo. A valorização do fazer científico pela sociedade é apontada como um reconhecimento esperado e motivacional aos pesquisadores, mas pode refletir a esperança da acreditação da ciência com caminho para solução de problemas nacionais.

A conjuntura nacional, incluindo política e economia, além dos aspectos que influenciam da disponibilidade recursos financeiros e bolsas de estudo, são apontados como ameaça ao sucesso da rede RENORBIO. A própria atuação do MEC e CAPES nesse sentido tem sido apontada como gerador de instabilidade na pós-graduação, segundo os respondentes. 

Para minimizar os efeitos na instabilidade política nacional, a rede RENORBIO tem buscado parcerias com setor produtivo e a proximidade com organizações multilaterais que aproximas a academia das empresas. Um exemplo é a parceria com a ANBIOTEC, como mencionado anteriormente. Além disso, a presença da rede RENORBIO em espaços diversos da sociedade de forma a divulgar a Biotecnologia e aproximar o público em geral dos cientistas brasileiros. Por exemplo, a RENORBIO tem participado do Pinto of Science, o maior evento mundial de divulgação científica que ocorre em diversas cidades brasileiras.

Tal premissa se tornou fundamental para a acreditação dos cientistas e pressão da sociedade por melhorias no orçamento das instituições de pesquisa nacionais, inclusive repercutindo no combate a COVID-2019, que é tida como ameaça pela rede, mas também representa oportunidade da produção de soluções e investimentos.

 

1.3.4 Objetivos estratégicos e planos de ação

 

Considerando as informações obtidas com a análise dos ambientes internos e externos e também baseado na experiência de outros PPGs, foi aplicada a metodologia  SMART para definir os objetivos estratégicos e plano de ação da rede RENORBIO. Tal metodologia estabelece que os objetivos devem ser: Específicos (S); Mensuráveis (M); Alcançáveis (A); Relevantes (R) e Temporais (T).

A natureza interinstitucional da RENORBIO representa um desafio a mais na produção de objetivos estratégicos, considerando a complexidade de questões que são importantes, em particular, para cada nucleadora. A “relevância” do objetivo estratégico pautou a discussão da escolha daqueles que deveriam ser comuns a todas as unidades associadas, independentemente das especificidades de funcionamento local do PPG.

Assim, os objetivos estratégicos da rede RENORBIO* são:

                                             

a) Formar pessoal qualificado para o exercício da pesquisa e do magistério superior no campo da Biotecnologia;

 

b) Incentivar a pesquisa na área da Biotecnologia, sob perspectiva multi- e interdisciplinar;

 

c) Produzir, difundir e aplicar conhecimento da Biotecnologia na realidade econômica e cultural da região Nordeste;

 

d) A longo prazo, na medida em que possibilita a interação de instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais, e o aproveitamento da massa crítica existente na região Nordeste, contribua para o processo de consolidação da Rede Nordeste de Biotecnologia e para o efetivo e sistemático desenvolvimento da biotecnologia no País.

 

* https://renorbio.org/renorbio/sobre/objetivos

 

Posteriormente, foram definidos os planos de ação decorrentes dos objetivos estratégicos traçados. Uma premissa dos planos de ação é que deveriam claramente definir “o quê”, “quando”, “quem”, “por quê”, “onde”, “como” e “quanto” custaria realizar determinado plano de ação. Portanto, foram indicados responsáveis específicos para cada atividade, assim como que deveriam ser quantificadas, associadas a um prazo de finalização esperado e possuir indicadores para acompanhar seu alcance.

As metas de curto prazo foram definidas com prazo final até 2020.

As metas de médio prazo foram definidas com prazo final até 2024.

As metas de longo prazo foram definidas com prazo final até 2028.

Cabe ressaltar que todas as metas foram revisadas em virtude da pandemia Covid-2019. Aliada a todas as prerrogativas de incentivo a inovação e ao empreendorismo identificadas nos PDIs das nucleadoras, por meio da formação de pessoal de nível superior altamente qualificado em Biotecnologia, a rede RENORBIO estabeleceu as seguintes metas e planos de ação:

 

  1. Meta de curto prazo: ampliar em 10%, no quadriênio 2017-2020, o número de produções bibliográficas em relação ao quadriênio anterior (2013-2016) de forma equitativa entre docentes;

 

Plano de ação: Os coordenadores das nucleadoras realizaram reuniões com os docentes do PPG local de forma a esclarecer sobre os critérios de avaliação acadêmica indicados pelo Comissão de Avaliação da Área de Biotecnologia da Capes. Os docentes foram ouvidos em relação aos impedimentos que comprometeram sua performance ao longo do quadriênio anterior e foram incentivados a estabelecer parcerias internas e externas com diferentes grupos de pesquisa. Tal percepção passou a repercutir mais fortemente nos critérios de distribuição local do PROAP entre os docentes.

Indicadores: Anualmente a produção docente foi avaliada localmente e também pela Coordenação Geral em relação ao conjunto de unidades da rede RENORBIO, entre 2017-2020. Uma pontuação foi gerada a partir da quantificação e qualificação dos produtos, equivalente à 200 pontos por discente sob orientação. Os docentes que não atingiram a pontuação anual ou que não tivessem ofertado disciplina ou período não tiveram direito a vaga nos processos de seleção de discentes, independentemente do número e qualidade da produção no respectivo ano.

    

  1. Meta de curto prazo: ampliar em 10%, no quadriênio 2017-2020, o número de produções bibliográficas no “extrato Qualis A1 e A2”. em relação ao quadriênio anterior (2013-2016);

 

Plano de ação: Os docentes foram instruídos sobre as modificações que estavam em curso sobre a qualificação das produções na área de Biotecnologia e incentivados a estabelecer parcerias nacionais e internacionais para utilização de tecnologias que agreguem valor na qualidade da produção e análise de resultados das pesquisas experimentais. 

Indicadores: As produções bibliográficas foram anualmente quantificadas e classificadas de A1 a B3. Os docentes foram comunicados anualmente sobre o diagnóstico de suas produções tendo em vista os critérios vigentes. A qualificação da produção repercutiu  na pontuação aferida ao docente, como explicado acima, sendo que aquelas melhor classificadas receberam pontuações mais altas. 

 

  1. Meta de curto prazo: ampliar em 10%, no quadriênio 2017-2020, a produção técnica, dentre todas indicadas pela Área de Biotecnologia, em relação ao quadriênio anterior (2013-2016);

 

Plano de ação: dentre as ações de incentivo aos docentes e discentes: 1) foram criados espaços de formação de redação de patentes no Encontro de Biotecnologia do Nordeste; 2) foi firmada parceria com a Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (ANBIOTEC Brasil); 3) os docentes e discentes foram incentivados a participar de curso de formação on line, realizado em parceria com a Biominas Academy, patrocinados com verba PROAP/CAPES; 4) aos discentes foram ofertadas anualmente as disciplinas “Ciência e Inovação”, “Bionegócios e Marcos Legais em Biotecnologia”; 5) incentivo aos cursos de redação de patentes ofertados pelos escritórios de inovação de cada instituição associada à rede RENORBIO. 

Indicadores: As produções técnicas foram quantificadas e classificadas anualmente, de acordo com o tipo e estágio de desenvolvimento. Os docentes foram comunicados anualmente sobre o diagnóstico dessas produções, tendo em vista os critérios vigentes. A qualificação da produção também repercutiu na pontuação aferida ao docente, como explicado acima, sendo que aquelas melhor classificadas receberam pontuações mais altas. 

 

  1. Meta de curto prazo: ampliar em 20%, no quadriênio 2017-2020, o número de produções bibliográficas e/ou patentes “associadas à Tese dos discentes”, em relação ao quadriênio anterior (2013-2016);

 

Plano de ação: os docentes foram instruídos pelos coordenadores locais sobre a importância da participação dos discentes da RENORBIO em todas as produções derivadas dos projetos desenvolvidos no âmbito da rede. Ainda, nos trabalhos derivados da Tese, os discentes devem, obrigatoriamente, estar presentes como primeiro autor da produção bibliográfica ou técnica. 

Indicadores: As produções por docente associadas a discentes foram anualmente quantificadas e qualificadas, de forma a produzir um acompanhamento no período.

 

  1. Meta de curto prazo: ampliar em 20% o número “empresas e/ou Start ups” atuando na área de Biotecnologia associadas a discentes, docentes ou egressos da rede RENORBIO em relação em relação ao quadriênio 2013-2016;

 

Plano de ação: os docentes e discentes foram incentivados e receberam treinamento, via Biominas Academy, como descrito acima, em empreendedorismo e outras ações associadas a inovação. Vários docentes enviaram projetos de formação de empresas aos editais Centelha, dentre outros, que apoiam a criação ou incubação de empresas.  

Indicadores: Os docentes e discentes foram acompanhados anualmente sobre o sucesso das iniciativas, tendo sido quantificadas e classificadas de acordo com o estágio de desenvolvimento. O banco de egressos no portal do PPG-RENORBIO foi sistematicamente atualizado.  

 

  1. Meta de curto prazo: ampliar em 20% a presença da rede RENORBIO em espaços da sociedade civil, em relação ao quadriênio 2013-2016;

 

Plano de ação: Os docentes foram incentivados a produzir eventos presenciais ou on line (considerando a pandemia Covid-2019) no quadriênio, focados na disseminação da ciência e biotecnologia abertos ao público em geral ou de escolas públicas, gratuitamente.

Indicadores: A quantidade eventos e pessoas beneficiadas pelas ações foram mensurados anualmente, assim como a distribuição dessas ações entre unidades nucleadoras da RENORBIO.

 

  1. Meta de curto prazo: ampliar em 10% as parcerias internacionais de docentes da rede RENORBIO, em relação ao quadriênio 2013-2016;

 

Plano de ação: Os docentes foram incentivados a participar de editais de fomento à internacionalização, tais como, o edital CAPES/PRINT.

Indicadores: A quantidade discentes e docentes da rede que fizeram estágios no exterior, as publicações em conjunto com parceiros internacionais, a mobilidade de pesquisados estrangeiros no Brasil foi acompanhada anualmente.

 

  1. Meta de curto prazo: ampliar em 10% o número de projetos em parcerias com o setor produtivo de docentes da rede RENORBIO, em relação ao quadriênio 2013-2016;

 

Plano de ação: Os docentes foram incentivados a buscar parceiros no em empresas, desde a concepção do projeto de pesquisa e participar de editais de fomento à regionais/nacionais que financiam via contrapartida projetos dessa natureza.

Indicadores: A quantidade projetos de pesquisa com discentes e docentes da rede foi acompanhada anualmente.

 

A metas de médio e longo prazo são apresentadas em bloco, sendo os planos de ação e indicadores seguem as premissas apresentadas acima. Cabe ressaltar, que todas as metas de médio e longo prazo serão revistas no início de cada novo quadriênio: 

 

Médio prazo:

  1. ampliar em 10%, até 2024, o número de produções bibliográficas em relação ao quadriênio anterior, de forma equitativa entre docentes;

 

  1. ampliar em 10%, até 2024, o número de produções bibliográficas no “extrato Qualis A1 e A2”, em relação ao quadriênio anterior;

 

  1. ampliar em 10%, até 2024, a produção técnica, dentre todas indicadas pela Área de Biotecnologia, em relação ao quadriênio anterior;

 

  1. ampliar em 20%, até 2024, o número de produções bibliográficas e/ou patentes “associadas à Tese dos discentes”, em relação ao quadriênio anterior;
  2. ampliar em 20%, até 2024, o número “empresas e/ou Start ups” atuando na área de Biotecnologia associadas a discentes, docentes ou egressos da rede RENORBIO, em relação em relação ao quadriênio anterior;

 

  1. ampliar em 20%, até 2024, presença da rede RENORBIO em espaços da sociedade civil, em relação ao quadriênio 2013-2016;

 

  1. ampliar em 10%, até 2024, as parcerias internacionais de docentes da rede RENORBIO, em relação ao quadriênio anterior;

 

  1. ampliar em 20%, até 2024, o número de projetos em parcerias com o setor produtivo de docentes da rede RENORBIO, em relação ao quadriênio anterior.

 

Meta de longo prazo: 

a) atingir a marca de 3000 patentes depositadas no INPI;

b) atingir a marca de 15.000 artigos científicos publicados;

c) aumentar em 50% o número de projetos em parcerias com empresas;

d) formar 3000 doutores em Biotecnologia na região Nordeste do Brasil;

e) aumentar em dez vezes o número de egressos do RENORBIO atuando em empresas, em relação ao quadriênio 2017-2020;

f) aumentar em cinco vezes a criação de empresas na área de biotecnologia derivada da atuação de egressos da rede;

g) ampliar em cinco vezes a presença da RENORBIO em espaços da sociedade civil abertos à comunidade, incluindo parques tecnológicos e botânicos.

 

1.3.5 MONITORAMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

O monitoramento de todas as ações programadas com vistas a atingir as metas, infere um processo de comunicação interna e externa eficiente, acompanhado de outros processos de auto-avaliação, que serão detalhados, a seguir. A rede RENORBIO tem investido em diferentes estratégias, tais como: a) atualização de informações disponíveis para consulta de todos os coordenadores da rede no Portal RENORBIO, que teve suas informações essenciais traduzidas ao idioma inglês; b) Criação de Instagram e Facebook da rede RENORBIO para comunicação e informação sobre Biotecnologia para a sociedade; c) criação de grupos de WhatsApp, por área de concentração, com docentes de cada área; d) criação de grupos de WhatsApp com discentes de cada nucleadora; e) produção de relatórios internos divulgados aos docentes, dentre outras inciativas para alcançar todas as metas planejadas.

Finalmente, este planejamento estratégico foi baseado em experiência realizada com diferentes PPGs pela Pró-Reitoria de Planejamento da nucleadora da RENORBIO na UFRPE e teve a participação de docentes e discentes da rede.