O processo de auto-avaliação da RENORBIO é constante. A seguir, são descritas as metodologias utilizadas no período de 2017 a 2020:

O processo de autoavaliação tem sido uma preocupação contínua do RENORBIO ao longo desses 15 anos de funcionamento, e vem sendo realizando anualmente, com diferentes estratégias, na busca do aprimoramento e melhoria constante do programa. Considerando as inúmeras instituições que fazem parte da rede, docentes, discentes e técnicos envolvidos faz-se necessário momentos e instrumentos de autoavaliação distintos para atingirmos o nosso objetivo de consolidação e melhoria do programa. Assim, o RENORBIO vem executando o processo de autoavaliação em 4 níveis: discentes, docentes, áreas de concentração e o programa de forma geral. 

Os discentes são avaliados periodicamente na atividade de Seminários de Tese em Andamento I e II, a qual possui avaliadores internos e externos que auxiliam na verificação da qualidade e adequação das teses desenvolvidas na área de biotecnologia, no seu andamento e na formação do aluno. Nesta atividade visando a autoavaliação do aluno é realizado um questionário sobre a percepção do aluno quanto ao programa até aquele momento. Somada a esta atividade, o RENORBIO realiza bianualmente o Encontro de Biotecnologia do Nordeste, no qual recebemos alunos e pesquisadores de outros programas de pós-graduação, bem como participantes estrangeiros. Neste evento há um momento em que são apresentadas as teses desenvolvidas pelos discentes para uma avaliação com olhar externo de modo a validar a qualidade do que vem sendo desenvolvido. Em 2019, este evento trouxe uma nova atividade desenvolvida junto com a ANBIOTEC na qual foi apresentado os produtos gerados pelos discentes RENORBIO e que estão aptos a serem negociados com empresa. Esta apresentação foi feita num modelo de rodada de negócios e apresentada a empresários ligados a ANBIOTEC. Outra ação que temos implementado no programa relacionada aos discentes é o acompanhamento destes alunos após a conclusão do doutorado, assim estamos mantendo um banco de informação sobre nossos egressos atualizado em nosso portal, o que tem permitido acompanhar o destino dos egressos após os primeiros anos de titulação.

Os docentes passam pelo processo de autoavaliação em diferentes momentos, tanto no que tange as suas nucleadoras, quanto as câmaras de área e colegiado geral do RENORBIO. As nucleadoras exercem papel fundamental neste processo visto o elevado número de docentes e discentes envolvidos no RENORBIO. Cada nucleadora é responsável pela execução do seu planejamento estratégico anualmente o qual deve estar alinhado com as diretrizes de sua instituição e com as diretrizes do RENORBIO. Neste momento, são avaliados os discentes quanto ao andamento das teses, tempo de titulação; os docentes quanto a sua produção científica e captação de recursos; e o programa quanto as disciplinas ofertadas, participação de docentes e discentes nas atividades do programa, visibilidade e outras atividades pertinentes. Neste momento, os docentes, os representantes discente e institucional, e um avaliador externo elaboram os objetivos, metas e estratégias de execução de ações que possibilitem a melhoria do RENORBIO. O resultado deste planejamento é levado ao colegiado geral e às câmaras para que juntos todas as nucleadoras criem estratégias para o programa.

As Câmaras das Áreas de Agropecuária, Recursos Naturais, Saúde e Industrial são compostas por docentes representantes de cada Nucleadora para cada área de concentração e tem como objetivo analisar quali-quantitativamente os produtos gerados pelo RENORBIO, disciplinas, projetos e linhas de pesquisa. Cada câmara possui um coordenador que faz parte do Colegiado Geral do RENORBIO. Por meio do trabalho desempenhado pelas câmaras é possível identificar vários pontos fortes e fracos nas áreas de concentração do programa e gerar relatórios que são apresentados ao Colegiado Geral do RENORBIO e que conjuntamente se estipule objetivos e metas a serem desenvolvidas bem como seu acompanhamento. 

Outro momento de autoavaliação é no Colegiado Geral do RENORBIO, o qual se reúne mensalmente por videoconferência e quadro vezes ao ano presencialmente.  Nestas reuniões são reportados todos os casos de pedido de prorrogação, abandono e jubilamento, o que permite um diagnóstico do andamento das teses. Observamos que a maior parte dos casos de jubilamento ou abandono são devidos a questões principalmente de saúde, e parte dos casos, por falta de bolsas. As reuniões presenciais são itinerantes de modo que se possa, nesses momentos, também conhecer mais profundamente os docentes daquele estado e possibilitar maiores interações de pesquisa. Este colegiado é formado pelos coordenadores das nucleadoras, coordenadores das câmaras e pela coordenação geral do RENORBIO. Como dito anteriormente, as ações executadas em nível de nucleadora, discentes e docentes são avaliadas em reuniões de colegiado geral. Nesta esfera, se pensa mais em nível macro, visto que nas nucleadoras e câmaras a visão é mais interna. A partir dos resultados apresentados pelas nucleadoras referentes a produção docente e discente, inserção dos egressos no mercado de trabalho; e pelas câmaras referente as disciplinas, projetos e articulação com setor produtivo, o colegiado geral desenvolve um trabalho de planejamento estratégico onde estrutura uma matriz com os pontos fracos, fortes, ameaças e oportunidades do programa e monta objetivos, metas e prazos para ser execução, bem como os responsáveis pelo acompanhamento destas ações. Este planejamento é validado pelas instituições que fazem parte do RENORBIO, pois entendemos que é primordial a ação conjunta entre todos os envolvidos no processo. Como resultado deste planejamento, desde o início desta quadrienal estabelecemos critérios para credenciamento e recredenciamento mais rígidos, de modo a consolidarmos o RENORBIO e subir de nota para 6 no final da quadrienal. Assim, temos realizado descredenciamento de docentes que não tinham pontuação ou não contribuíam efetivamente do programa, temos validado os projetos de tese com parceiros externos, buscado estratégias para a maior e efetiva internacionalização do programa seja através da produção técnico-científica, projetos financiados por agências estrangeiras, participações em comitês internacionais, participação em corpo editorial, orientações de alunos estrangeiros, entre outras.

A partir desses dados de planejamento são gerados relatórios e orientações para o RENORBIO como um todo e para cada nucleadora otimizar suas atividades, buscando tanto a melhoria geral do programa, como a maior homogeneidade das instituições. 
Cabe salientar, que em 2019 durante o II Encontro de Biotecnologia do RENORBIO foi realizado conjuntamente o IV Fórum de Coordenadores de Pós-graduação da Área de Biotecnologia, onde se teve uma oficina com o coordenador do grupo de trabalho de autoavaliação da Capes, Dr. Robert Verheine, de modo a discutir o que é o processo de autoavaliação e pelo que ele perpassa e assim auxiliar para que os programas no País o executem. No final desta oficina foi percebido que alguns dos instrumentos que fazem parte deste processo de autoavaliação já eram realizados no RENORBIO pelas nucleadoras e pela coordenação geral, entretanto este item acabou motivando para que se instituísse uma comissão que trabalhe alguns itens do processo de autoavaliação. Assim nasceu a Comissão de Autoavaliação (CAA) do RENORBIO. Esta equipe é formada pelos docentes coordenadores de nucleadoras do RENORBIO: Prof. José Vitor Moreira Lima Filho (UFRPE), Prof. Waldeci Lucca (UFSE), Profa. Francine Padilha (UNIT), a técnica administrativa Sandra Morgado (UFRPE) e a coordenação geral. 

Esta comissão adaptou alguns questionários que já eram aplicados e aplicou novamente a docentes, discentes e técnicos que participam efetivamente do RENORBIO para avaliar a percepção destes quanto a missão da RENORBIO, sua infraestrutura, corpo docente; processo formativo (projetos, orientações, disciplinas); produção de conhecimento (captação de recursos); Impacto social; intercâmbio e internacionalização outros aspectos gerais. Neste processo foram atribuídas notas de 0 a 5 de modo que os resultados possam expressar quantitativamente os pontos fortes e pontos a melhorar do RENORBIO e ser utilizada para mudança ou adequação de procedimentos, elaboração e atualização do planejamento estratégico do programa.

A autoavaliação do RENORBIO objetiva o autoconhecimento do Programa, permitindo assim, a definição de metas e ações para alcançá-las, dentre as seguintes diretrizes: 
a) Monitoramento da qualidade do programa, seu processo formativo, produção de conhecimento, atuação e impacto político, educacional, econômico e social; 
b) Definição de uma comissão de autoavaliação do PPG-RENORBIO para coordenar o processo, com a proposição de metas gerais do Programa;
 c) Elaboração de proposta e os instrumentos de avaliação;
 d) Definição de uma comissão por área de concentração para propor metas de curto e médio prazo; 
e) Incentivo a participação de discentes, docentes e técnico-administrativos com sugestões e avaliações;
 f) Divulgação do Plano de Autoavaliação do PPG-RENORBIO; 
g) Criação de banco de dados com as informações geradas da autoavaliação; 
h) Elaboração de relatórios anuais sobre os pontos fracos e fortes do programa;
 i) Definição de ações para potencializar os pontos fortes e mitigar os pontos fracos;
 j) Criação de um canal com todos os participantes e com egressos do programa para que possam fazer sugestões de melhoria;
 k) Criação um canal de acompanhamento dos egressos do programa; 
l) Criar um canal para divulgação das ações do programa, publicações, participação em eventos, impacto na sociedade.

O PPG-RENORBIO implementou formalmente a CAA em 2019, entretanto já vinha aplicando ações neste sentido desde sua criação (2006), como acima descrito. Assim, devido a estas ações e outras que o PPG-RENORBIO já vinha adotando, o processo de autoavaliação verificou parâmetros que permitissem avaliar o Sucesso do Programa, o Sucesso dos Discentes e Egressos e o Sucesso dos Docentes e Técnicos. Estes parâmetros foram verificados através de questionários enviados por e-mail aos docentes, discentes e técnicos, bem como pelo acompanhamento do programa através do sistema de gerenciamento do RENORBIO (Portal RENORBIO) e dados coletados pelos coordenadores das nucleadoras quanto a internacionalização, capacitação de docentes e técnicos. Os dados coletados subsidiaram o planejamento estratégico do PPG-RENORBIO que verificou parâmetros do ambiente externo e interno determinando suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças através da aplicação da matriz de planejamento SWOT. Como principais resultados podemos verificar que quanto ao:

Sucesso do Programa – foi possível detectar que a percepção dos usuários é de que o PPG-RENORBIO é muito forte em relação a inserção social e inserção regional; ações inovadoras; acompanhamento de egressos; em número de titulados e sua inserção no mercado. Em relação aos parâmetros de autoavaliação docente/discente/técnicos/coordenadores, internacionalização e atividades extracurriculares foi observado que o programa necessita de ajustes e melhorar estas atividades; e teve-se uma avaliação de pontos fracos para itens como apoio técnico (gestão de secretarias), intercâmbio de discentes e disciplinas em língua estrangeira. 

Assim, o PPG-RENORBIO pode se autoavaliar neste quesito como um PPG que possui um forte impacto no crescimento regional, visto que já titulou mais de 1000 discentes e que estes estão colocados no mercado de trabalho (96%), e muitos atuam em cargos de gestão em empresas e instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Quanto ao planejamento do PPG foi possível verificar que o novo sistema de gerenciamento – Portal RENORBIO – auxiliou nos processos administrativos principalmente em relação ao intercâmbio de informações entre as instituições nucleadoras, neste portal o coordenador, secretários, discentes e docentes tem acesso a todas as informações do PPG como disciplinas, matrículas, dados de afastamento de docentes e discentes, infraestrutura dos laboratórios que compõem a RENORBIO, processo seletivo entre outras atividades. No quesito de atividades extracurriculares foi possível verificar que a parceria com a Biominas incentivou a formação de novas startups, sendo que em 2019 começou-se uma nova parceria nesta área também com a ANBIOTEC. Nas políticas de internacionalização buscou-se até o momento uma consolidação das nossas pesquisas com outros centros no exterior, bem como aumentou o número de projetos captados em agências internacionais e a produção técnico-científica com estrangeiros. Ainda temos que avançar em disciplinas em inglês, bem como na atração de discentes estrangeiros para o PPG, embora tenhamos recebido estudantes da Europa, África e América Latina. Em termos de ações para a comunidade ou de divulgação científica o PPG-RENORBIO vem tendo ações como a criação de blogs de divulgação científica, Instagram, Facebook, LinkedIn e canal YouTube, ações em escolas para divulgação da área, projetos específicos para demandas locais entre outras atividades. No atual momento, algumas das atividades previstas de internacionalização, principalmente, tiveram que ser adiadas em função da pandemia de da redução de financiamentos e possibilidade de locomoção para o exterior. Mas, foi possível também aumentar as parcerias através de dispositivos eletrônicos, o que possibilitou palestras, videoconferências, participação em bancas entre outras atividades.
Outro ponto de sucesso do PPG foi o número de patentes depositadas, concedidas e de produtos no mercado que o PPG-RENORBIO obteve neste período, estes dados foram obtidos no processo de autoavaliação através das planilhas solicitadas de produção docente e discente. Neste quesito o PPG-RENORBIO se destaca pelo elevado número de empresas oriundas de discentes, egressos e docentes na área de biotecnologia, principalmente as aprovadas no edital Centelha.

Sucesso dos Discentes – Quanto a dimensão de avaliação dos discentes foi possível mensurar como forte a qualidade da orientação e dos projetos de pesquisa desenvolvidos. Este ponto é verificado pela produção com discente que aumentou no quadriênio atual, fruto de ações estratégicas implementadas a partir do diagnóstico da avaliação 2013-2016 e do planejamento estratégico feito anualmente pelo programa. Como este é o quesito de maior significância para um PPG, o RENORBIO procura sempre estar atento a qualidade da formação dos seus discentes através de disciplinas e atividades extracurriculares que proporcionem uma melhor inserção deste no mercado de trabalho, bem como preencher lacunas do conhecimento com disciplinas e cursos na área de inovação e bioeconomia. O resultado obtido a partir da percepção dos docentes e discentes foi que há uma boa relação orientador/orientando, que os projetos executados estão adequados as linhas de pesquisa e que estes quesitos proporcionam uma boa qualidade de orientação, e consequentemente os trabalhos desenvolvidos possuem um ótimo impacto social.

Com a pandemia em 2020 o PPG-RENORBIO teve suas atividades letivas alteradas e ajustadas para o modelo remoto. Este novo modelo foi muito bem avaliado, pois proporcionou um intercâmbio maior entre as instituições componentes da RENORBIO e possibilitou que os discentes realizassem disciplinas e atividades em todas as nucleadoras sem custo de deslocamento. O sucesso na formação de discentes do RENORBIO se traduz na inserção destes no mercado de trabalho, o nosso acompanhamento discente permite verificar que estes estão atuando em sua maioria em instituições de ensino. Estas IES estão majoritariamente na região nordeste e em campus de interiorização do ensino, assim o RENORBIO cumpre a sua missão. Alguns dos nossos egressos encontram-se em cargos nestas instituições como pró-reitores, reitor, membros de novos programas de pós-graduação, membros de instituições de ensino no exterior, e como sócios de empresas de base biotecnológica o que o PPG tem fortemente estimulado.
Para avaliar a Qualidade das Dissertações citamos como uma ação de autoavaliação e com olhar externo ao PPG o Seminário de Tese em Andamento (STA) I e II, onde ocorre a apresentação dos projetos dos discentes (STA I) e dos resultados (STA II), o qual conta com a presença de docentes/pesquisadores que fazem uma avaliação da qualidade das teses em andamento. No STA I e II procurou-se sempre trazer este olhar externo com a participação de algum membro externo ao PPG, e sempre que possível este membro é um pesquisador estrangeiro, como por ex. o Prof. Dr. Jose Antônio Teixeira (Universidade do Minho).

Sucesso dos docentes e técnicos – Neste quesito o processo auto avaliativo verificou através das respostas nos formulários que no ano de 2020 não foi possível realizar todas as qualificações docentes no exterior devido a pandemia. Os docentes que já estavam em estágio de pós-doutoramento ou como professores visitantes no exterior tiveram que retornar. Mas o PPG-RENORBIO tem estimulado seus docentes a atuarem fortemente em atividades de qualificação no exterior, o que irá aumentar ainda mais por exemplo a produção técnico-científica, captação de projetos, cotutela e parcerias.
Em relação a qualificação docente na área de empreendedorismo foi verificado que o PPG-RENORBIO através da parceria com a Fundação Biominas, no quadriênio 2017-2020, proporcionou aos seus docentes curso nesta área, o que possibilitou a participação em editais como o Centelha e Conecta. 
No processo auto avaliativo foi verificado que há uma necessidade de melhoria nos serviços de secretarias, estes problemas em sua maioria devem-se a não se ter funcionários de carreira neste setor.  Entretanto, os coordenadores das nucleadoras tem procurado resolver esta situação junto as reitorias para a efetivação destes técnicos. Quanto a qualidade do ensino em sala de aula, foi verificado que os docentes permanentes estão desenvolvendo atividades acadêmicas no quadriênio. Um ponto do processo auto avaliativo que foi descrito com um ponto fraco foi em relação a recursos orçamentários para infraestrutura necessária para a execução de pesquisas de alto nível científico. Neste quesito, um dos grandes problemas que se observou foi a falta de financiamento pelas agências de fomento neste quadriênio, entretanto tem-se buscado uma parceria com empresas e agências internacionais. A questão de financiamentos para infraestrutura e pesquisa são derivadas de fatores do ambiente externo ao PPG. Uma vez detectada estas fragilidades, foi incluído no Portal RENORBIO um cadastro de laboratórios e de infraestrutura que constituem o PPG RENORBIO. Com esta ação o PPG possibilitou que de forma simples, através de um campo de busca no portal, fosse possível identificar laboratórios, metodologias e equipamentos disponíveis na rede, viabilizando novas colaborações intra rede e o aumento de intercâmbio entre os docentes e discentes da RENORBIO, otimizando a utilização de equipamentos que muitas vezes ficavam subutilizados. 

Quanto aos docentes percebeu-se ainda uma heterogeneidade em relação a produção científica, este ponto foi observado através dos nossos sistemas de coleta de dados e discutido na CAA, colegiado e nucleadoras. Após as discussões foram estipuladas metas para produção dos docentes no quadriênio sendo de 800 pontos no mínimo. Para os docentes que estavam com produção inferior foram traçadas ações como parcerias com docentes mais produtivos e avaliações mais rigorosas na qualidade das teses propostas visando uma produção com maior qualidade internacional.
O PPG-RENORBIO durante o processo auto avaliativo mostrou que possui em sua estrutura instituições com peculiaridades, necessidades e fragilidades diferentes, desta forma há uma necessidade que se tenha um olhar muitas vezes mais específico para que se possa, de forma efetiva, proporcionar que haja um crescimento igualitário entre todas as IES. Tem-se docentes na rede que estão mais ligados as áreas de concentração em agropecuária e industrial e demonstram uma menor produção científica, assim as câmaras destas áreas tem realizado um trabalho para detecção das fragilidades e proporcionado projetos em parcerias entre os grupos mais consolidados com os que necessitam de apoio no momento. Esta ação tem permitido verificar um aumento na qualidade dos trabalhos. Todas estas ações para melhoria da produção impactam diretamente o nosso corpo discente visto que a qualidade das teses melhora e possibilidade de parcerias e intercâmbios interinstitucionais se faz presente.

O olhar para um programa em rede deve ser diferenciado pois tem-se um número maior de docentes envolvidos, bem como a questão da distância geográfica. O PPG-RENORBIO, por ser o primeiro PPG em rede na área de Biotecnologia, vem ao longo do tempo dirimindo estes entraves. Com o processo de autoavaliação foi possível verificar que o monitoramento dos mais de 200 docentes vem sendo eficaz, a partir do resultado da última avaliação quadrienal, traçou-se metas de produção para cada docente e os que não atingiram foram descredenciados, junto a essa ação foi revisto o regimento do programa. O monitoramento docente é feito em cada nucleadora e pelas câmaras das áreas de concentração anualmente, o resultado é levado ao colegiado do PPG-RENORBIO e junto com a CAA são colocados os resultados na matriz de acompanhamento e verificado o percentual que atingiu a meta, o porquê de não ter atingido e assim traçar novas metas e dar subsídios que permitam a todos atingir metas com êxito.

As distâncias geográficas entre as IES não foram detectadas como ponto de fragilidade, visto que há uma grande mobilidade entre docentes e discente no PPG-RENORBIO e que também foi facilitada neste ano de 2020 pelas ações por videoconferência.
Com base nestas ações de autoavaliação, percebe-se que apesar de estarmos realizando pela primeira vez um processo de autoavaliação formal, o PPG-RENORBIO já tinha ações auto avaliativas ao longo de sua trajetória como os seminários de acompanhamento de teses, que avaliam a qualidade das pesquisas desenvolvidas e suas produções técnico-científica, com um olhar externo e internacional, como também o planejamento estratégico que ocorre a cada quadriênio e é ajustado durante todos os anos de acordo com as metas previstas e alcançadas no período. 

Frente a avaliação realizada podemos destacar como pontos fortes do RENORBIO:
a) Mais de 1000 teses foram defendidas desde o credenciamento do RENORBIO;
b) Há boa infraestrutura e competências dentre as 54 Instituições de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico associadas ao RENORBIO;
c) O RENORBIO produz inclusão de Universidades/Instituições em um Programa de Pós-Graduação consolidado que não teriam condições de manter isoladamente programas de forma independente;
d) Teleconferências estabelecidas entre as nucleadoras atingem de forma eficiente todas as IES e Instituições de Pesquisas envolvidas, não havendo problemas de comunicação na rede.
e) O RENORBIO representa a maior Rede de Iniciação Cientifica em biotecnologia do País, com mais de 300 alunos de graduação orientados por docentes;
f) A rede desenvolve as competências previstas no projeto nacional de expansão das Universidades Federais em sintonia com os planos de desenvolvimento institucionais das IFEs associadas. 
g) 96% dos egressos no mercado de trabalho;
h) Mais de 60% dos docentes permanentes com Bolsa Produtividade em Pesquisa;
i) Produção científica e de patentes crescente e altamente qualificada; 
j) Atualização das disciplinas, projetos e linhas de pesquisa;
l) O RENORBIO desenvolve várias ações de Inserção social/solidariedade que geram impacto transformador na sociedade;
m) Resultados expressivos de nucleação e internacionlização
n) O processo de autoavaliação é contínuo, gerando reflexões sobre o papel do RENORBIO no desenvolvimento tecnológico do país e tomada de decisões frente aos desafios científicos da sociedade. 

Aspectos que devem ser continuamente melhorados:
a) Articulação e integração de grupos consolidados e emergentes do Nordeste para atuar na formação de doutores em Biotecnologia. Neste sentido, o estreitamento das relações entre docentes, através do estímulo a trabalhos em colaboração, realização de reuniões de colegiados itinerantes com atividades associadas em cada IFEs ocorrem com mais frequência. A realização do Encontro de Biotecnologia do Nordeste, evento itinerante que reúne docentes e discentes da rede, tem sido um marco para aprimorar este ponto. O evento tem atraído pesquisadores e estudantes de outras regiões do país, dando visibilidade ao RENORBIO e aumentando interação e colaboração entre os pesquisadores.
b) Apesar de 96% dos egressos do RENORBIO desenvolver atividade profissional, e nesse quadriênio termos criado 17 empresas, ainda é necessário continuar estimulando empreendedorismo, incentivado parcerias com instituições com know-how, tais como, Biominas, ANBIOTEC, SEBRAE e SENAI;
c) Apesar de vários grupos de pesquisa já possuírem parcerias consolidadas com grupos de pesquisa internacionais, incentivo a internacionalização deve ser constante.
d) Ampliação no desenvolvimento de produtos e consequente depósito de patentes, considerando as características da rede na criação de produtos e bioprocessos;
e) Melhorar a divulgação dos produtos da rede para diferentes atores na sociedade, públicos e privados. Foi firmada parceria com a AMBIOTEC BRASIL, que representa as empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida no país e ABBI (Associação Brasileira de Bioinovação), visando transferência de tecnologias;

O relatório de autoavaliação mostra resultados positivos no incremento de índices de qualidade do programa.  No momento, tem-se como meta uma ampliação da CAA para que sejam integrados membros avaliadores nacionais e internacionais externos ao programa. Assim, será possível perceber de forma mais efetiva como o PPG-RENORBIO é visto e inserido no País e no exterior.
Nossos dados no processo de autoavaliação permitiram a construção de nosso último planejamento estratégico e juntos traçamos novas metas a curto, médio e longo prazo como pode ser observado no item 1.3. Salientamos que estas metas são sempre baseadas no processo de autoavaliação e discutidas no planejamento estratégico. Vislumbramos como pontos a serem continuamente fortalecido a partir dos resultados do processo de autoavaliação: a interação com empresas, principalmente para a execução de projetos construídos e executados em conjunto o que deverá facilitar o processo de transferência tecnológica; incrementar o número de empresas criadas por egressos, aumentar a produção técnico-científica qualificada com parceiros internacionais e aumentar a captação de recursos em agências internacionais. Nessas perspectivas, nossas principais metas e ações estão engajadas no aumento e na qualidade das produções técnicas e científicas em 10%, aumento da qualidade de teses, aumento da transferência de tecnologia (20%), aumento da inserção social (20%), aumento de parcerias internacionais (10%), aumento de parcerias com o setor produtivo (10%), aumento em 10 vezes o número de egressos atuando em empresas e aumento em 5 vezes a criação de empresas na área biotecnológica pelos nossos egressos. 

Acreditamos que estamos cumprindo o nosso papel para a consolidação da pós-graduação em Biotecnologia no País e principalmente na região Nordeste e Espírito Santo. Nossos índices de produção, nucleação, internacionalização, qualificação docente, inserção social nos elevam a programas consolidados como com nota 6 e 7. 

PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO PPG-RENORBIO 2019-2025

Com a realização do IV Fórum dos Coordenadores de Biotecnologia, e apresentação do GT de autoavaliação feita pelo Prof. Robert Verhine (UFBA) foi verificado que o PPG-RENORBIO já vinha implementando ações que compõe o processo de autoavaliação, conforme acima descrito. Após este evento a CAA junto com o colegiado resolveram elaborar um plano de autoavaliação que deverá nortear a avaliação do programa até 2025. 
O presente documento baseia-se e faz referência as demandas observadas no Relatório do Grupo de Trabalho em “Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação”, emitido pela CAPES em 2019, como forma de orientação para a proposição, por parte dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu no Brasil, de seus Planos de Autoavaliação, cujos relatórios deverão integrar o Quesito “Proposta do Programa” na Avaliação quadrienal realizada periodicamente pela CAPES.

O PPG-RENORBIO utiliza como ferramenta de gestão o planejamento estratégico (ítem 1.3 desta ficha de avaliação), vinculado ao Plano de Desenvolvimento Institucional das universidades nucleadoras, tendo como base a ficha de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior e resultados da avaliação quadrienal para o estabelecimento de objetivos e metas. A busca pela qualidade da pesquisa e do ensino é premissa de toda história do PPG-RENORBIO. 

O processo avaliativo está em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional das 13 IES nucleadoras, assim a CAA tem como objetivos (1) aprimorar o processo de autoavaliação de forma padronizada e sistemática; (2) incentivar a participação da comunidade do PPG-RENORBIO; (3) analisar de forma crítica e reflexiva os dados do processo de autoavaliação institucional; (4) elaborar anualmente o relatório de autoavaliação do PPG-RENORBIO; (5) divulgar os dados dos relatórios para a comunidade e incentivar as discussões para melhoria dos indicadores entre todos os participantes do PPG-RENORBIO; (6) incentivar o uso dos relatórios de autoavaliação como parte dos instrumentos de construção do planejamento estratégico do PPG-RENORBIO.

Este Plano de Atividades traz ações a serem desenvolvidas de 2019 a 2025. Tal plano tem em vista: (1) o Monitoramento da qualidade do programa, seu processo formativo, produção bibliográfica e tecnológica, atuação e impacto político, educacional, econômico e social, formação de start-ups, internacionalização; e (2) o Foco na formação discente e nos egressos na perspectiva da inserção social e/ou científica e/ou tecnológica. O processo de autoavaliação ocorrerá anualmente, sendo dividido nas etapas: (1) Preparação; (2) Sensibilização; (3) Acompanhamento da consulta a discentes, egressos, docentes e técnicos administrativos, via aplicação de questionários; (4) Sistematização das Informações, análise e diagnóstico da realidade do Programa; (5) Divulgação dos resultados à comunidade e discussão dos resultados por parte da comunidade; e (6) Meta Avaliação ou Balanço Crítico.

Cada uma das etapas será detalhada a seguir:
(1) Preparação 
Nesta etapa, o plano de atividades da CAA será elaborado e atualizado a cada dois anos. Além disso, anualmente será feito o aprimoramento do plano de atividades da CAA. Caso haja mudanças, o plano será enviado ao colegiado do PPG_RENORBIO para aprovação. A estruturação do plano de atividades da CAA 2019-2025 seguiu as recomendações do GT de autoavaliação da CAPES. 

O Plano de Autoavaliação atual aborda três dimensões principais, sendo estas: (1) Sucesso dos discentes; (2) Sucesso dos docentes e dos técnicos; e (3) Sucesso do Programa de maneira global. As ferramentas para a realização da autoavaliação serão computador, aplicativo virtual para preenchimento de questionários, internet e projetor multimídia, relatórios extraídos do portal RENORBIO e da plataforma sucupira. Os itens de avaliação para cada dimensão estão abaixo descritos. Os questionários terão como escalas: representa um ponto forte na minha IES/nucleadora, representa um ponto fraco na minha IES/nucleadora, representa um ponto neutro na minha IES/nucleadora.

Dimensão Sucesso dos Discentes
a.    Qualidade das Dissertações – Aprovação em exames de qualificação e defesa (Levantamento de informações via Portal RENORBIO); Qualidade das bancas (currículo na área, número de membros externos); Número e qualidade da publicação de artigos e outras produções derivados das dissertações;
b.    Aprendizagem do aluno - Acompanhamento periódico da produção intelectual; Questionário de autoavaliação para os discentes e egressos; Questionário de autoavaliação para os docentes; Conceitos em disciplinas;
c.    Evasão discente - Porcentagem e razões.
Dimensão Sucesso dos docentes e dos técnicos 
a.    Qualidade da orientação - Período de doutorado; Número e qualidade da publicação de artigos e outras produções derivados das dissertações; Acompanhamento periódico;
b.    Política de capacitação docente e técnica - Número de capacitações, em articulação com a Instituição nucleadora;
c.    Qualidade do ensino em sala de aula;
d.    Qualidade do apoio técnico.
Dimensão Sucesso do Programa 
a.    Acompanhamento de egressos – via atualização das informações cadastradas no portal;
b.    Organicidade do Programa e pulverização das pesquisas - Levantamento de informações via atas do colegiado e site; 
c.    Compromisso em relação à inclusão e à diversidade;
d.    Fluxo de formação - Número de ingressantes e defesas;
e.    Taxas de conclusão e aprovação - Número de aprovações, desistências e reprovações;
f.    Oferta de atividades extracurriculares (empreendedorismo) e política de incentivo à participação acadêmico-cientifica - relatórios de atividades extracurriculares no PPG-RENORBIO (discentes e docentes);
g.    Políticas de inovação Ações inovadores (percepção, número e resultados) - Monitoramento de ações via Portal RENORBIO e nucleadoras;
h.    Políticas de internacionalização - Ações de internacionalização (percepção, número e resultados);
i.    Políticas de inclusão social - Ações de inclusão social (percepção, número e resultados).

(2) Sensibilização
As estratégias deverão abranger o uso das mídias e de outros recursos auxiliares, tais como: a) notícias sobre a realização da autoavaliação no site do PPG-RENORBIO; b) envio semanal de folders digitais sobre a avaliação via redes sociais (e-mail, Facebook, Instagram, whatsApp) para os segmentos discentes, docentes, coordenações e egressos; c) cartazes informativos sobre a autoavaliação, a serem fixados em locais estratégicos nas nucleadoras; d) e-mail/comunicado de convite, emitido pela coordenação, para acessar o questionário online; e) Ajuda dos representantes discentes para fortalecimento da sensibilização; f) Conversa motivacional direta com os segmentos.

(3) Acompanhamento da consulta aos segmentos da comunidade, via aplicação de questionários 
A consulta aos segmentos será feita de forma anual para todos os segmentos (discentes, docentes, coordenações e egressos) através de formulários eletrônicos tipo google forms. O papel da CAA nessa etapa será o acompanhamento da adesão e a retomada dos mecanismos de sensibilização, a partir dos resultados gradativos. Serão enviados folders digitais sobre a adesão atualizada por segmento. 

(4) Sistematização das Informações, Análise e Diagnóstico da realidade do Programa
 A sistematização das informações coletadas se dará por meio da tabulação estatística dos resultados dos questionários, bem como da organização das informações indicadas nas questões abertas, para cada segmento. A tabulação estatística é gerada automaticamente por um aplicativo virtual (Google forms), e a organização das informações qualitativas precisa ser trabalhada no âmbito da CAA. Tabulados e organizados os resultados, a CAA fará a análise geral das informações, sem especificar disciplinas e docentes, tendo em vista as metas colocadas no Planejamento Estratégico. Futuramente, os resultados poderão ser comparados com dados de avaliações prévias. 

Após essa organização, haverá a análise de informações e a identificação de fragilidades, potencialidades e proposição de ações. Essas informações comporão o relatório anual da CAA. Para a elaboração do Relatório Anual, serão realizadas reuniões da CAA para divisão de tarefas e discussão de forma crítica e reflexiva dos dados da autoavaliação, relativos às opiniões de discentes, docentes, coordenações e coordenação geral e egressos. Uma versão preliminar será elaborada e enviada para o colegiado. Será realizada reunião com representantes de todos os segmentos para apresentação dos resultados da autoavaliação e discussão de propostas de ações para o próximo ano. 

Os resultados da autoavaliação serão utilizados na atualização do planejamento estratégico, na correção de pontos fracos, na potencialização dos pontos fortes, na prevenção das ameaças e no aproveitamento das oportunidades (conforme Diagnóstico de autoavaliação e Metas e Estratégias propostas e executadas). Após a reunião, e discutidos os pontos pertinentes, será finalizado o Relatório Anual de autoavaliação.

a.    Diagnóstico de autoavaliação – os objetos de análise ou critérios de qualidade (CQ) serão trabalhados quanto a: Fragilidades, Pontos fortes, Melhoria, Ações imediata/estratégias (E) e Metas associadas/futuras (M). A seguir os objetos de análise do processo de autoavaliação: 1) Formação do pesquisador - Produção e publicação científica (quantidade, qualidade e impactos); 2) Formação do docente - Articulação com a educação básica; 3) Formação do técnico profissional -  Articulação com escolas, empresas, agências, organizações; 4) Egressos e sua atuação em pesquisa, ensino, empresas, organizações; 5) Impacto acadêmico, social e econômico das teses; 6) Internacionalização (artigos, projetos, organizações, sociedades, visitantes, eventos); 7) Redes, grupos de pesquisa e colaboração (nacional e internacional); 8) Inserção social – internacional, nacional, regional, local; 9) Inovação e empreendedorismo (cursos, incubação de empresas, colocação de produtos no mercado, transferência de tecnologia para o setor produtivo, projetos com o setor produtivo).

b.    Formato das ações e/ou metas futuras especificadas a partir do processo de autoavaliação implementado – As ações e/ou metas serão numeradas e cada uma responderá a seguintes perguntas: O quê? (Descrição da ação ou meta), Quem? (Sujeitos responsáveis), Como? (Ferramentas e técnicas), Quando? (Prazo de conclusão), e Indicador de conclusão.

(5) Divulgação dos resultados à comunidade e discussão dos resultados por parte da comunidade acadêmica 
A divulgação dos resultados da autoavaliação será realizada por meio da disponibilização dos Relatórios da CAA no site do PPG-RENORBIO e por envio eletrônico para comunidade. Pretende-se realizar ainda Seminários de Avaliação, com periodicidade anual junto ao Seminário de Tese em Andamento I e II e bianualmente com toda a comunidade e egressos durante o Encontro de Biotecnologia do Nordeste (evento organizado pelo PPG-RENORBIO). 

(6) Meta-avaliação ou Balanço Crítico 
A última etapa que completa o ciclo de um processo avaliativo é chamada de meta avaliação, pois se caracteriza na reflexão sobre todas as práticas utilizadas pela CAA para alcançar os objetivos pretendidos, bem como na análise sobre o atendimento das metas definidas no planejamento. A divulgação dos resultados obtidos deve atender a dois aspectos: a. eles devem ser conhecidos a tempo de informar as tomadas de decisão e de serem utilizados; e b. a divulgação deve adotar uma linguagem clara, objetiva, de forma a ser acessível a todo público-alvo.

A meta-avaliação será realizada anualmente por meio de reuniões presenciais, na finalização de cada ciclo de autoavaliação. Serão discutidos dados sobre aderência nos processos de avaliação de cada segmento, assim como fragilidades e potencialidades de cada etapa de trabalho e identificação de avanços quanto às ações corretivas já desenvolvidas. A partir disso, serão elencadas novas ações para melhora do ciclo do processo avaliativo.
Os membros do colegiado, responsáveis pela execução e divulgação dos resultados da autoavaliação, deverão disponibilizar o relatório final na página do RENORBIO ao término do processo, além de encaminhar uma cópia aos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das nucleadoras.