Biotecnologia, Biologia Celular e Molecular


O Grupo de Pesquisa Biotecnologia, Biologia Celular e Molecular, iniciado na UFPE em 1985, é constituído por pesquisadores, estudantes de pós-graduação, graduação e funcionários que vêm desenvolvendo atividades de pesquisa de caráter multidisciplinar dirigida para a Biotecnologia, com apoio institucional e de órgãos de fomento à pesquisa. Demonstra vasta experiência no domínio nas linhas da Microbiologia Aplicada e em Biotecnologia, com destaque, na investigação ambiental, industrial e na saúde. Na Microbiologia tem como ênfase em fisiologia, bioquímica, biologia celular e molecular para avaliar o potencial biotecnológico. A linha Biotecnologia está dirigida para produção e aplicação de biomoléculas ativas, como polímeros (quitina, quitosana), biossurfactantes,antibióticos, enzimas, polifosfatos e outras moléculas. O Grupo atua na formação de recursos humanos (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado´.

Líder(es): GALBA MARIA DE CAMPOS-TAKAKI, LEONIE ASFORA SARUBBO GAMA


Desenvolvimento de Soluções Químicas e Biotecnológicas


O Grupo de Tecnologias Biotecnológicas e Ambientais foi criado para fortalecer as atividades de pesquisas tecnológicas na área de biotecnologia industrial, química e meio ambiente, sendo formado por pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de Iniciação Científica. O grupo conta com o apoio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de energia Elétrica (ANEEL), bem como com o apoio dos órgãos de fomento à pesquisa e das IES. As Linha de Pesquisa Biotecnologia Industrial e Química Verde têm como objetivo desenvolver produtos surfactantes e outras biomoléculas ativas, nanocelulose e outros biopolímeros e biomateriais de alto valor agregado, para aplicação em diversos setores industriais e na área ambiental. O Grupo mantém articulações com Instituições locais, nacionais e internacionais, bem como com indústrias do setor elétrico para viabilizar o desenvolvimento de suas atividades de pesquisa.

Líder(es): LEONIE ASFORA SARUBBO GAMA


Espectroscopia de impedância e materiais orgânicos


Projetos focados em preparação e caracterização de materiais orgânicos (polímeros condutores e agregados macromoleculares), com potencial aplicação em dispositivos orgânicos e fotônicos também aplicados na industria de armazenamento de energia, como supercapacitores e em coletores de energia como os triboelétricos. O uso da espectroscopia de impedância no estudo de novos materiais permite com que processos típicos de reorientação molecular possam ser mapeados, sendo essa uma das técnicas mais trabalhada pelo grupo de pesquisa. O Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (LEIMO) integra o conjunto de laboratórios do Instituto de Pesquisa da UNIVASF (IPCM-UNIVASF) sendo também parte da infraestrutura do Programa de pós-Graduação em Ciência dos Materiais da instituição.

Líder(es): HELINANDO PEQUENO DE OLIVEIRA


Processos Tecnológicos e Ambientais


O Grupo de Processos Tecnológicos e Ambientais foi formado devido a necessidade de professores e pesquisadores das várias Instituições participantes se fortalecerem ainda mais, agrupando as atividades de pesquisa básica e aplicada, que já se desenvolvem e repercutem nas áreas da química, meio ambiente, biotecnologia e engenharia. Na linha de pesquisa Tratamento e Reaproveitamento de Resíduos enfoca-se a recuperação de áreas degradadas, a qualidade da água e o reaproveitamento de resíduos industriais. Na Linha de Tecnologias Inovadoras são estudados novos materiais para aplicações nos diferentes setores industriais.O grupo atua na Pesquisa, Graduação, Pós-graduação e Iniciação Científica, mantendo articulações com Instituições nacionais, internacionais, bem como com indústrias.

Líder(es): LEONIE ASFORA SARUBBO GAMA


Produtos Naturais do Semiárido Nordestino


O Grupo de Pesquisa "Produtos Naturais do Semiárido Nordestino" é formado por pesquisadores e estudantes da UNIVASF, bem como de outras instituições no Nordeste. O objetivo do grupo é analisar a composição química e verificar a atividade farmacológica de plantas medicinais do semiárido em modelos experimentais de analgesia, inflamação, músculo liso de órgãos isolados, sistema nervoso central, atividade antitumoral e diabetes, bem como avaliar a atividade antibacteriana, antioxidante, citotóxica e fotoprotetora in vitro. A estrutura dos constituintes químicos das plantas é determinada através de métodos como RMN 1D e 2D, IV, UV e EM. Metodologias analíticas usando HPLC-DAD, GC-MS e LC-MS também são usadas para a identificação dos constituintes químicos das plantas medicinais. Pretende-se dar suporte científico ao uso de plantas medicinais na região bem como contribuir para a descoberta de novos fármacos e medicamentos fitoterápicos a partir da biodiversidade local.

Líder(es): JACKSON ROBERTO GUEDES DA SILVA ALMEIDA


Tecnologia e Recuperação de Produtos Bioativos


O grupo de "Tecnologia e Recuperação de Produtos Bioativos" da UFRPE tem como objetivos: - Extrair, caracterizar, purificar e testar compostos bioativos, em particular, oriundos de microrganismo (bactérias, fungos e leveduras), plantas, animais aquáticos e alimentos com potencial de utilização farmacológica e/ou industrial - Aproveitamento de resíduos agroindustriais para produção de enzimas hidrolíticas, - Produção e purificação de proteínas, peptídeos e antibióticos. O grupo de Tecnologia e Recuperação de Produtos Bioativos tem como "goal" principal o aproveitamento de recursos naturais de origem biológica na produção de compostos de valor agregado, visando, todavia, seu uso racional e conservacionista. Os principais beneficiados com os produtos de suas pesquisas será as indústrias farmacêutica, química, agroindústria e de alimentos.

Líder(es): ANA LUCIA FIGUEIREDO PORTO, RAQUEL PEDROSA BEZERRA